8 de abr de 2011

Sócio Torcedor do SPFC: O Primeiro Programa de Relacionamento com o Torcedor no Brasil

O Sócio Torcedor do São Paulo Futebol Clube foi o primeiro programa real de fidelização lançado em território nacional. Em 1999 a ideia era criar um tipo de torcedor que consumisse vorazmente o produto SPFC. Hoje, a diretriz é parceria. Tanto que o próprio site do clube, dentro da Guia Sócio Torcedor, diz sobre o sócio do programa:

Parceiro ativo, apaixonado e engajado, o Sócio Torcedor são-paulino é um colaborador fundamental do clube, e recebe cada vez mais benefícios exclusivos, seja através de desconto ou exclusividade"

O objetivo é claro: trazer o torcedor do clube para próximo da gestão, fazendo com que ele se sinta parte integrante do processo. Em 2008, o programa conquistou o 9.º Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente”. Um reconhecimento aos serviços prestados aos seus associados. Os últimos números do clube apontam para cerca de 45 mil sócios torcedores, que se dividem em variadas categorias, com benefícios que vão desde ingressos para jogos até camisas oficiais autografadas pelos maiores ídolos em atividade.

Kit Torcedor - Planos que possuem Camisa Oficial (créditos: site oficial SPFC)

Setor destinado aos torcedores que possuem os planos que dão direito a ingressos para os jogos. (créditos: site oficial SPFC)

Vejamos, agora, cada plano do programa para o ano de 2011:

Plano Fabuloso
Preço: 80,00 reais mensais.
Ponto interessante: cada sócio poderá ter três dependentes, cada dependente pagará 40,00 reais.
É o plano “Carro Chefe” do programa. Participação na contratação do jogador, além de:
  • Ingressos para todos os jogos do clube no Morumbi,
  • Kit com produtos licenciados do Luis Fabiano
  • Camisa oficial do SPFC
  • Welcome Kit < Cartão ST + Certificado ST
  • Camisa Sócio-Torcedor
  • Descontos em estabelecimentos comerciais ou educativos conveniados
  • Acesso à área exclusiva no site ST
  • Endereço eletrônico no domínio @spfc.com.br
Plano VIP

Preço: 500,00 reais mensais.
Ponto interessante: cada sócio poderá ter três dependentes, cada dependente pagará 250,00 reais.

É destinado aos torcedores que realmente querem pagar por EXCLUSIVIDADE. Destaque do plano é a possibilidade de participar de todas as comemorações oficiais do clube, inclusive as festas de título. Participação na contratação de Luis Fabiano, camisa de jogo do atleta entregue pelo próprio jogador,  além de:

  • Kit com produtos licenciados do Luis Fabiano
  • Ingresso para todos os jogos com mando do São Paulo FC no Estádio do Morumbi*
  • Buffet exclusivo no camarote < All Inclusive, exceto bebidas alcoólicas >
  • Participação em todos os eventos oficiais do SPFC:Lançamentos de filmes, livros e comemorações de títulos
  • Entrada do filho como mascote nos jogos
  • Welcome Kit < Cartão ST + Certificado ST
  • Camisa Sócio-Torcedor
  • Descontos em estabelecimentos comerciais ou educativos conveniados
  • Acesso à área exclusiva no site ST
  • Endereço eletrônico no domínio @spfc.com.br
Plano Master
Preço: 10 parcelas de 30,00 reais. Ou 12 parcelas de 25,00 no boleto.
Ponto interessante: plano de baixo valor em que o torcedor que não vai a todos os jogos paga pelo direito do desconto de 50%. Além de possuir todas as facilidades para a compra dos ingressos (já que irá receber o cartão recarregável do programa.
É o plano que possibilita a compra de ingressos com 50% de desconto e a camisa oficial do clube de forma parcelada, além dos benefícios elencados abaixo:

  • Camisa do Programa Sócio Torcedor
  • Welcome Kit (Cartão-ingresso Sócio Torcedor + Certificado do Programa Sócio Torcedor).
  • Descontos em estabelecimentos comerciais ou educativos conveniados

Plano Sócio Torcedor Light
Preços: Cartão: Em até 10 vezes sem juros de R$ 21,60.
Boleto ou Depósito identificado (Bradesco): 12 parcelas de R$ 18,00.
Ponto interessante: por um valor muito baixo por mês o torcedor tem direito a comprar os ingressos com mais facilidade, além de garanti-los por metade do valor normal.
É destinado para aqueles que querem apenas o benefício dos 50% de desconto combinado com a facilidade para comprar ingressos sem filas. São estes os benefícios:

  • Camisa do Programa Sócio Torcedor
  • Welcome Kit (Cartão-ingresso Sócio Torcedor + Certificado do Programa Sócio Torcedor).
  • Descontos em estabelecimentos comerciais ou educativos conveniados.
  • Desconto de 50% na aquisição de ingressos.
Há, ainda, os planos Sócio-Torcedor Família e Sócio Torcedor Especial, o primeiro para as famílias e o segundo para torcedores de foram do Estado de São Paulo. E que podem ser melhor analisados dentor do próprio site do clube.

Aqueles torcedores que adquirem os programas que dão direito aos ingressos para o Morumbi em dias de jogos possuem um local específico no Estádio. Entre os benefícios estão assentos numerados e fixos, nome do comprador na cadeira, garantia do lugar para todos. Os setores inclusos no início são as cadeiras especiais e arquibancadas especiais, ambas no anel superior e a entrada é liberada com o próprio cartão de crédito utilizado na compra ou cartão do programa para quem já tiver.
Existe ainda uma lista grande de parceiros onde o torcedor do clube ganha descontos. 10% de desconto nas compras das lojas SAO, Reebook, Nobel etc. 15% de descontos em diversos cursos de idiomas. 20% de desconto em cursos de graduação da Universidade Anhanguera entre outros.
Certo é que o São Paulo Futebol Clube, através do seu Departamento de Marketing, deveria ser procurado por todos os outros grandes clubes do país. O programa de fidelização trouxe quantidade e qualidade para a torcida. Tanto é que o número bruto de torcedores são-paulinos foi o que  mais subiu nos últimos anos. Títulos ajudaram, mas o TRATAR BEM contou muito na hora em que os novos torcedores decidiram correr em direção ao pavilhão do tricolor paulista.

2 comentários:

  1. Renata, parabéns pelo post.
    E pelo belíssimo trabalho no blog.
    Observando essas ações de marketing vemos como o Fluminense é um clube amador que abre mão de aproveitar o que a torcida tem à oferecer, em qualquer nicho.
    Desconhece o poder da parceria entre a marca Fluminense e os admiradores.
    Te adiciono aos meus blogs.
    Vlw
    Abç

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, André!
    O Fluminense desconhece a palavra MARCA.

    Ainda.

    Vamos torcer.

    Abraços e saudações tricolores.

    ResponderExcluir