8 de nov. de 2010

A Trajetória Que Começou Quando o Impossível foi Redefinido

A crônica do gênio Nelson Rodrigues que terá partes transcritas neste blog foi escrita em 17/03/1956. Nela o Profeta Tricolor narra a reviravolta do Clube das Laranjeiras após uma goleada sofrida para o arqui-rival Flamengo. A profecia escrita naquela época se cumpre agora.

Talvez seja a única vez que um título poderá ser definido na combinação de duas datas (2009-2010). Alguém dúvida que a arrancada começou ano passado? Da mediocridade de 2009 até a busca pelo título nacional em 2010 - O MARTÍRIO TRICOLOR...
(...) De resto, ensina a nossa experiência vital que nada se faz sem sofrimento. Até para se beber um copo d`água é preciso um pouco, um mínimo de martírio.
Crédito: extra.globo.com
            
Por outro lado, devemos considerar o aspecto afetivo do fato. E aqui pergunto: - por que um torcedor rasga a carteirinha do clube ou incendeia sua bandeira? Respondo: - por causa de uma nítida, taxativa, incontível dor-de-cotovelo. Sem querer e sem saber, a torcida incendiária dava uma feérica demonstranção de muitíssimo amor (...)
Crédito: flusocio.com.br
(...) consumado o sacrifício da bandeira, não tardaríamos a verificar que o martírio viera a potencializar o time. Senão vejamos: até aquele momento, o quadro estava caindo aos pedaços. Ou a derrota deslavada ou a vitória vergonhosa. 
Créditos:  newsfut.wordpress.com
E, súbito, sentíamos que a equipe era outra. Ou antes era a mesma (...). Os resultados é que variavam. 
Créditos: globoesporte.globo.com
A verdade é que, por trás das novas atuações, havia o estímulo novo e irrésitível do martírio.                        

Créditos: globoesporte.globo.com

Crônica do Livro: O Berro Impresso das Manchetes. "Quando o Fluminense Perdeu" p. 55. Ed. Agir.

2 comentários:

  1. Querida, amei esse texto. É muita emoção conquistar um título brasileiro desta forma, depois de tudo que o FLU passou. Ninguém tira o brilho de vcs... podem tentar, mas não irão conseguir.

    Bjo da tua nova seguidora (twitter, blog), paulista, Tricolor e Muricy Futebol Clube.

    @robertanina

    ResponderExcluir
  2. Obrigada!!!!
    Vi agora o comentário...
    Que nossos tricolores nos tragam alegrias em 2011!

    ResponderExcluir