28 de mar. de 2011

Um Site Soberano - Análise sobre o Novo Site do São Paulo Futebol Clube

Cerca de um mês atrás, o São Paulo Futebol Clube lançou seu novo Site na Internet. Cercado de suspense, o lançamento foi precedido por uma campanha inteligentíssíma de Marketing no Twitter. Para ser lançado havia a necessidade da hashtag #NOVOSITESOBERANO ser escrita 123 mil vezes no Twitter. Durante todo o dia do lançamento o Twitter foi bombardeado pelos torcedores do clube, cerca de 20 horas da noite, em 8 horas de campanha, a marca foi ultrapassada e finalmente os torcedores puderam navegar.



Vamos, agora, analisar o que existe no site do clube.

A navegação começa com a Guia O Clube. Na página Sobre o Clube um texto que apresenta com clareza e precisão a história, conquistas e grandes nomes que por lá passaram. Na guia Presidentes, o clube traz a lista completa dos presidentes do, suas biografias pessoais ("Perfis Biográficos"), para ve-las basta clicar no símbolo de positivo ( + ). Na guia Direitoria e Conselhos somos apresentados a todo o quadro diretivo do SPFC. Todos os vices presidentes, diretores, conselho deliberativo completo (com a explicação do que é o conselho), conselho fiscal e consultivo. Há ainda a guia Balanço. Em que é apresentado o balanço do clube no ano anterior e o Portão 7 um espaço dentro do Morumbi onde são desenvolvidas atividades sociais.

É na página SPFCpédia que o site do clube paulista começa a se destacar realmente. Na guia Genealogia somos apresentados ao seu processo de criação. Usando uma linguagem dinâmica com gráficos que vão se abrindo à medida que são feitos cliques nos símbolos de  ">", "+ " e "-", toda a história da criação do SPFC é apresentada de forma rápida, colorida e visualmente perfeita. Após a Genealogia o internauta se depara com cada fase da vida histórica do clube, separada por nomes marcantes: Floresta, Reinício, Canindé, Morumbi, Brasil, Mundo e Soberania. Dentro de cada guia com o nome marcante há uma subdivisão cronológica nomeada também por uma expressão marcante. 

A guia seguinte apresenta todos os Símbolos: Cores, Escudo, Bandeira, Uniforme, Mascote, Hino e Grito de Guerra. Na guia Conquistas o clube apresenta a seguinte divisão: Principais, Internacionais, Nacionais, Estaduais, Honoríficos, Base, Outros, + Esportes. Os títulos são apresentados algumas vezes com fotos dos times campeões e em todas as vezes com a ficha completa da partida decisiva
Na guia Grandes Ídolos somos apresentados a uma charge, onde estão desenhados os maiores ídolos do Tricolor Paulista. Dentro da categoria há uma subdivisão em Goleiros, Atacantes, Zagueiros, Volantes, Meio-Campistas, Técnicos e Outros. Em cada uma dessas subdivisões existe um grupo de atletas que se destacaram, cada nome é seguido por um símbolo “+”, se clicarmos ali abre-se a informação dentro da própria página, SEM HAVER NECESSIDADE de um outro carregamento. O conteúdo é a biografia do atleta.


Na página Curiosidades somos apresentados a dez fatos interessantes da história do São Paulo. Aqui, mais uma vez, existe o símbolo “+”, assim que clicamos nele abrimos a curiosidade que queremos ler.
Em seguida o Calendário Tricolor . Trata-se de um mini-site dentro do próprio site em que o navegador é convidado a jogar um jogo de embaixadinhas e depois disso acessar um calendário anual completo que apresenta fatos marcantes da história do clube. Dia e mês. Sensacional.
Na guia Estrutura somos apresentados ao Morumbi. Sua História, como chegar, mapa do estádio, Morumbi Concept Hall – a área multiuso do estádio, Morumbi Tour com informações sobre o mesmo tipo de serviço de passeio pelo estádio que o Maracanã oferece  e Agenda do Estádio.
Dentro de estrutura aparece a página do REFIS. Lá vemos várias fotos, do que se trata o lugar, onde ele existe e todos os atletas que por lá passaram. Um autêntico portfólio. As fotos são de altíssima qualidade e cada atleta recuperado ganhou destaque através de uma frase, onde tece elogios sobre a recuperação e a estrutura oferecidas. Depois chega a vez de mais um item na decantada estrutura do tricolor. O CT da Barra Funda. Muitas fotos, um breve histórico, estrutura do local e a ficha técnica. Seguindo pelo site passamos a conhecer o Centro de Formação de Atletas de Cotia. Breve resumo, estrutura e ficha técnica, além de belíssimas fotos fazem parte da página. Por fim, conhecemos a cede campestre do clube, o CT Guarapiranga. Na mesma linha das apresentações anteriores, conhecemos através de fotos todo o complexo. Estrutura e ficha técnica completam as informações.
O show continua em outra guia. Na página do Elenco temos o primeiro momento em que algo precisa ser carregado. Mas, o carregamento é feito através de uma brincadeira de embaixadinhas, bela sacada! A apresentação visual é sensacional. Um gramado e para cada setor do campo que você clique são carregadas as fotos dos atletas. Se você clica na foto do atleta é levado para sua página pessoal, com estatísticas, declarações e demais notícias sobre ele. Na página da comissão técnica vemos as fotos, nomes e funções de todos os membros do departamento de futebol. Todos, sem exceção e sem segmentação. Dispostos no mesmo patamar, com destaque apenas para o técnico da equipe. A guia seguinte nos apresenta o elenco de jovens talentos. Formação de Atletas. Estão nela todos os jovens do clube com foto, nome e posição. Por fim, uma página especial para a atleta Maurren Maggi. Saltadora, medalha de ouro nas Olimpíadas de Pequim.
A página sobre Agenda de Jogos trás informações pormenorizadas sobre os jogos que o SPFC já disputou e aqueles que irá disputar em 2011.
Seguindo a navegação a guia Notícias. Uma página com carregamento ultra-rápido. As notícias são apresentadas através de busca. A caixa de busca é o primeiro item a aparecer. Podemos executar as buscas por assunto (há uma lista pré-determinada), tipo de mídia (áudio, vídeo etc) e data.
Na guia Interativo mais novidades. A página de Vídeos é muito bem alimentada e tem como origem uma página de vídeos oficial do SPFC no Youtube. Hoje já havia lá o centésimo gol de Rogério Ceni filmado por um torcedor, direto da arquibancada. Existe ainda a Rádio São Paulo, que estreiou hoje e a página dos Wallpapers e Ringtones, que ao meu ver é a que possui menos conteúdo. 
E duas grandes sacadas. A primeira delas a página Convoque o Seu Time. Uma brincadeira onde você escolhe formação e jogadores que farão parte da sua equipe ideal. Ao final, você pode enviar seu “trabalho” para os seus amigos por email ou postar nas Redes Sociais. Há ainda uma contagem que informa aqueles atletas que foram mais vezes escalados. O atual técnico do clube, se um dia tiver dúvidas, pode consultar a página. Um sonho para qualquer torcedor apaixonado! 
A outra grande sacada chama-se Craque do Jogo. Cada torcedor envia um SMS em dias de jogos do São Paulo, escolhendo o melhor jogador. Aquele torcedor que for contemplado terá o prazer de entregar o prêmio para o jogador escolhido e em contra partida receberá a camisa do atleta. Sensacional.
O que mais impressiona no site é o conteúdo. Farto, bem escrito, boas fotos. A impressão que temos é que cada parte foi pensada com muita calma. Não existe notícia de um outro site com tanta informação histórica. São 37 páginas apenas de conteúdo histórico. E o mais impressionante: não altera o carregamento do site e não torna a leitura entediante. Não há furos. Outro ponto é a limpeza. O site tem o fundo branco. As informações, por isso, são facilmente destacadas sem pesar demais para a nossa vista.
Outro ponto fundamental: o carregamento. O site é leve. A linguagem (não domino) permite que os símbolos de “+”, “<”, “<” e “-“ sejam utilizados sem que haja necessidade de ser feito um novo carregamento nas páginas visitadas.
Alguns torcedores do clube criticaram textos, erros, fotos etc. Paixão de torcedor é algo realmente fascinante. Como não torcedora posso dizer que é um dos melhores site do país.


Os demais pontos do site: Programa Sócio Torcedor, Loja On Line, Venda de Ingressos (uma página dentro do Futebol Card somente para a compra de torcedores do clube) e demais Projetos serão analisados no próximo post.


2 comentários:

  1. Muito bom seu post, Rê. Muito bem explicado cada canal do site. Vc observou mnelhor o site do que eu, que sou torcedora.
    A ideia de lançamento pelas redes sociais mobilizou a torcida e fez com que nos instigasse a colocar o site no ar. E qdo atingimos a marca de 123.000 hashtags e o site foi ao ar, ficamos embasbacados. Lindo, clean, bem escrito e bem feito.
    O Michael Serra é um torcedor que administrava o blog SPFCPédia. O São Paulo reconheceu o trabalho do cara e ele é um dos responsavéis (se não o único) por contar toda a história daquela forma gostosa e bem explicativa.
    Enfim, assim como vc disse em nossos tweets trocados, acho que 2011 será um grande ano para o SP. Já está sendo, em todos os sentidos.

    E é bacana ver esse reconhecimento de outros torcedores e de outros estados. Muito bacana!

    Parabéns pela análise. Você já é um pouquinho de tricolor paulista que eu sei. Hehehehe!

    beijoooo!
    @robertanina

    ResponderExcluir
  2. Beta,

    Obrigada!

    Aquilo que é bom temos que mostrar e copiar!

    Sorte e sucesso pro SPFC!

    Beijo!

    ResponderExcluir