17 de mar de 2011

ABC/RN: Um Marketing de Primeira

Tradicional clube de futebol da capital do Rio Grande do Norte o ABC Futebol Clube se auto denomina “Recordista Mundial de Títulos Estaduais”. Além disso, traz consigo o orgulho de ter conquistado um decacampeonato estadual. De 1932 a 1941 só deu o Alvinegro de Natal. Ocorre que esses adjetivos não são suficientes para fazer o ABC sair de sua raízes regionais. A maior e mais badalada conquista do clube foi a série C de 2010.
Em boa hora chega esta postagem. Interessante observar a caminhada deste clube regional rumo ao cenário nacional. Por mais hegemonia que detenham dentro do Rio Grande do Norte, torcedores e dirigentes não se furtam a dizer que o Campeonato Brasileiro da Série C foi sua maior conquista. Destacada, inclusive, no cabeçalho do excelente site oficial. 

A história do clube começou a tomar vultos de uma saga nacional quando conseguiram viabilizar a construção de um estádio próprio: o Maria Lamas Farache ou simplesmente Frasqueirão, como é conhecido pelos locais. Com capacidade para 18 mil pessoas, está sofrendo um ampliação. O estádio fica localizado num complexo desportivo ao melhor estilo Cidade do Futebol. CT dos Profissionais, concentração para os profissionais, CT das categorias de base e sede administrativa funcionam no mesmo local.

O fato de possuir a maior torcida do Rio Grande do Norte não significa muita coisa em termos nacionais, mas o Marketing do ABC FC já pode se orgulhar. O clube possui um trabalho de primeira divisão, quando o tema é tratamento destinado ao torcedor. Obviamente que o fato de possuir um estádio próprio já deixa o ABC em condições de usar e abusar da fidelidade de seu torcedor. Pois bem, não acomodados os gestores do Marketing do alvinegro potiguar conceberam um plano de fidelização + associação do seu torcedor. Trata-se do Sócio Mais Querido. O plano se desmembra em quatro, Sócio Mais Querido ABC, Sócio Mais ABC, Sócio Mais Alvinegro e Sócio ABC Kids. Breve resumo de direitos e deveres: 

·         Sócio Mais Querido ABC: R$1.200 ou R$ 120 mensais no Cartão de Crédito.

Direitos: Acesso gratuito ou com descontos aos jogos com mando de campo do ABC no Frasqueirão, Entrada pelas catracas exclusivas do Sócio, Direito a voto nas eleições do Clube, Camisa do sócio, Certificado assinado pelo presidente do ABC, Participação em sorteios e promoções, Descontos exclusivos em produtos oficiais, Desconto no estacionamento do clube, Desconto e preferência na compra de ingressos em eventos no Frasqueirão, Direito de assistir aos treinos (liberados pela comissão técnica), E-mail personalizado do ABC, Descontos em lojas conveniadas, SMS (opcional)

·         Sócio Mais ABC: R$ 480 reais anuais ou em 10 x no cartão de crédito.

Direitos: Acesso gratuito ou com descontos aos jogos com mando de campo do ABC no Frasqueirão, Entrada pelas catracas exclusivas do Sócio, Direito a voto nas eleições do Clube, Camisa do sócio, Certificado assinado pelo presidente do ABC, Participação em sorteios e promoções, Descontos exclusivos em produtos oficiais, Desconto no estacionamento do clube, Desconto e preferência na compra de ingressos em eventos no Frasqueirão, Direito de assistir aos treinos (liberados pela comissão técnica), E-mail personalizado do ABC, Descontos em lojas conveniadas, SMS (opcional)
 O que muda nesses dois planos é a localização do torcedor no estádio.

·         Sócio Mais Alvinegro: R$ 180,00 anuais ou em 10 x no cartão de crédito.

Direitos: Desconto de 50% na compra de ingressos para os jogos com mando de campo do ABC, Entrada pelas catracas exclusivas do Sócio, Direito a voto nas eleições do Clube, Camisa do sócio, Certificado assinado pelo presidente do ABC, Participação em sorteios e promoções, Descontos exclusivos em produtos oficiais, Desconto no estacionamento do clube, Desconto e preferência na compra de ingressos em eventos no Frasqueirão, Direito de assistir aos treinos (liberados pela comissão técnica), E-mail personalizado do ABC, Descontos em lojas conveniadas, SMS (opcional).

·         ABC Kids: R$ 120,00 anuais ou em 10x no cartão de crédito.

Direitos: Acesso gratuito ou com descontos aos jogos com mando de campo do ABC no Frasqueirão, Entrada pelas catracas exclusivas do Sócio, Camisa do sócio, Certificado assinado pelo presidente do ABC, Participação em sorteios e promoções, Descontos exclusivos em produtos oficiais, Desconto no estacionamento do clube, Desconto e preferência na compra de ingressos em eventos no Frasqueirão, Direito de assistir aos treinos (liberados pela comissão técnica), E-mail personalizado do ABC, Descontos em lojas conveniadas, SMS (opcional), Desconto na escolinha de futebol.



Todos os planos possuem taxa de adesão no valor de R$ 30,00. Se compararmos com os valores praticados em ingressos e planos de fidelização aqui no Sudeste vemos que está muito barato se tornar um Sócio Mais Querido do ABC. Mas, não vem ao caso a comparação monetária. A questão é o foco. Os benefícios elencados em todos os planos atendem perfeitamente ao binômio arrecadação + fidelização. Além de tudo, torna esse torcedor fiel votante e politicamente participativo nas decisões do clube. O plano é um sucesso. O ABC conta atualmente com cerca de 10 mil sócios. Algo inimaginável para muitos grandes clubes do Rio de Janeiro, por exemplo. Um estádio próprio, construído na marra e com capacidade criativa.

Ao que parece o ABC Futebol Clube terá vida longa quando chegar até a Série A, fato que pode ocorrer já em 2011. E quando chegar certamente entrará pela porta da frente.

8 comentários:

  1. Bem que Flumiennse podia seguir este exemplo né?!

    ResponderExcluir
  2. Excelente. Espero que o FFC siga por aí quando lançarem o programa de fato, do Novo Flu - lembro que o péssimo GT é provisório e tapa-buraco.
    ST

    ResponderExcluir
  3. Renata,

    Excelente exemplo que eu venho acompanhando, esse do ABC. Os 10 mil sócios representam, por baixo, uma arrecadação anual de 2 milhões de reais.

    Um clube grande com programa parecido é o Internacional que, com quase 100 mil sócios adimplentes, arrecada 40 milhões anuais.

    Quando o nosso Fluminense vai acordar?

    ST!
    PC

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde.
    Sou torcedor do ABC e esse tipo de matéria me deixa muito feliz, pois mostra e enaltece o trabalho que é feito em prol do nosso ABC. Não só a matéria como tb os comentários reconhecendo nosso clube como deve ser, e não menosprezando como sempre vemos por muitos que não sabem de nada.

    Somos um clube do nordeste do Brasil, que com muito sacrifício e visão empresarial estamos conseguindo nos sobressair e nos auto-sustentar e que tem uma torcida apaixonada que é denominada FRASQUEIRA, pois isso o nome do estádio FRASQUEIRÃO, que graças a todos os presidentes que lá passaram, mas em especial a JUDAS TADEU que viabilizou a construção do mesmo, hoje temos nossa casa propria.

    Em 2012 estaremos na séria A, aguardem...

    Abraço a todos.

    ResponderExcluir
  5. Jacson,

    Estamos na torcida para que o ABC continua a caminhada.

    Sucesso!

    Nos vemos na série A!
    Abs,

    Renata

    ResponderExcluir
  6. ABC é de Natal? não sabia que era do RN.
    PARABÉNS AO ABC, tem tudo para ser um clube grande do nordeste.e o américa de natal como está?

    ResponderExcluir
  7. um time pequeno com atitude de time grande.....

    saudações coloradas!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. eu achava que no RN é o grande de Natal, já que o mesmo esteve na série por duas vezes, enquanto o ABC nunca vi na série A..estive em Natal duas vezes, em 1998 quando o Atlético PR jogou aí com o américa e recentemente e conheci o estádio do abc, parabéns, bonito estádio apesar de pequeno.

    Danilo

    ResponderExcluir