25 de mar. de 2011

Avaí e o Sócio Coração - Um Clube Cada Vez Maior

Não é de hoje que venho escrevendo sobre Planos de Associação Criativos e Interessantes utilizados por clubes de futebol. Dentro e fora do Brasil. Já apresentei o plano do Racing Club da Argentina e o do ABC de Natal (Rio Grande do Norte). Agora é a vez de saber um pouco mais sobre o Grande Projeto de Relacionamento que o Avaí Futebol Clube de Santa Catarina tem com o seu torcedor.


O Avaí é hoje um dos maiores clubes da Região Sul do País. Certamente o maior clube de Santa Catarina. Contando com cerca de 15 mil sócios as metas do clube são ambiciosas. Esperam fechar 2011 beirando a casa dos 20 mil sócios.
Para isso, lançaram um programa chamado Sócio Coração. Com 5 modalidades distintas de associação, o programa pode ser considerado um dos mais completos do Brasil. Os planos são divididos da seguinte forma:
  • Sócio Coração - para homens acima de 18 anos. Preços de R$ 55, 90 ou 95. Dependendo do local escolhido no estádio.
  • Sócio Coração Feminino - para mulheres acima de 18 anos. Preços de R$ 35, 65 e 70. Dependendo do local escolhido no estádio.
  • Sócio Coração Júnior (até 18 anos) - Preços de R$ 40 e 45. Dependendo do local escolhido no estádio.
  • Sócio Coração Júnior (até 12 anos) - Preços de R$ 15 e 35. Dependendo do local escolhido no estádio.
  • Sócio Coração VIP - Com três modalidades:
Plano Private - Direito a 1 (uma) cadeira no setor VIP. Preço R$ 200. Possibilidade de escolha de cadeira(s); prioridade na, compra de ingressos adicionais no setor VIP, possibilidade de participar em promoções e eventos exclusivos, direito a voto.
- Plano BusinessDireito a 3 (três) cadeiras no setor VIP e 1 (um) acesso extra para o Lounge. Preço R$ 600. Possibilidade de escolha de cadeira(s); prioridade na compra de ingressos adicionais no setor VIP; possibilidade de participar em promoções e eventos exclusivos.
- Plano Corporate - Direito a 10 (dez) cadeiras no setor VIP e 4 (quatro) acessos extra para o Lounge.Valor R$ 2.000,00. Possibilidade de escolha de cadeira(s); prioridade na compra de ingressos adicionais no setor VIP; poderá utilizar a área VIP para realização de um evento por ano para até 20 pessoas; possibilidade de participar em promoções e eventos exclusivos.

Vale ressaltar que o clube teve uma grande sacada. O único plano que dá direito imediato ao voto para presidente do clube é o Sócio Coração VIP na modalidade Plano Private. Porém, os planos Sócio Coração para maiores de 18 anos e Sócio Feminino dão direito a voto, quando utilizados initerruptamente a mais de 1 ano. Fidelizar é isso aí.
Outros pontos merecem destaque. Percebe-se que o clube tentou agradar a toda sua gama de torcedores. Segmentou os planos em cinco grandes categorias e dentro de cada uma delas colocou variações de preços.
Vender um plano somente para as mulheres, com todo o direcionamento que a causa merece, faz do clube um dos pioneiros no tratamento dispensado ao gênero feminino. Não é de se espantar a enorme quantidade de mulheres presentes aos jogos do clube.
A idéia de dar direito a voto para aqueles que estiverem associados durante um ano ou mais foi uma grande sacada. Ao final do ano, não ocorrerá a debandada de torcedores, muito menos a inadimplência. E para evitá-la o clube lançou mão de diversas artimanhas. Concede 1% de desconto para cada parcela paga com antencedência. Assim, se resolver pagar tudo de uma vez, o sócio terá desconto de 12% no valor total. Ainda ganham descontos os sócios que pagarem suas parcelas até a data de vencimento (R$ 5 reais) e os sócios aniversariantes que estiveram adimplentes em todo o ano anterior (desconto de 50% na parcela do mês de aniversário).
Os planos VIP são muito interessantes. Sempre há uma parcela da torcida de qualquer clube de futebol que gosta de conforto e faz das partidas momentos de relaxamento e lazer. Para eles o clube cirou os planos Private, Business e Corporate. Esses dois últimos para atender ao segmento empresarial.
O fato de possuir Estádio Próprio, a Ressacada, faz o clube ter em mãos a possibilidade de vender programas de fidelidade cada vez mais completos. No entanto, é perceptível o esmero e aprumo, a pesquisa e o comprometimento com que os profissionais gestores do clube desenvolveram o programa.
O clube está cada vez maior.


4 comentários:

  1. Outro programa bem feito, com diversas faixas de preço, e direito a voto.

    A sacada de diferenciar o público feminino é uma grande ideia. Acho que faria muito sucesso aqui no Rio.

    Excelente post, Renata!

    ResponderExcluir
  2. É Renata, o plano de sócios do Avaí é interessante, mas nada é definitivo, depois de ser lançado vai sofrendo adaptaçoes e seguindo sugestões. Quando lançado foi muito criticado exatamente por não ter sido ouvido o torcedor antes do lançamento, a principal crítica era quanto aos valores praticados.

    Mas isso faz parte, futebol é um produto caro e uma das formas de garantir uma boa receita é conseguindo um bom número de associados.

    um abraço

    Rogério Cavallazzi - www.eliteazulebranca.com.br

    ResponderExcluir
  3. Rogério Cavallazzi

    Obrigada pela presença.

    A questão de preço parece que nunca agrada. Acredito que os valores praticados pelo Avaí estou bem na média daqueles valores que serão praticados pelos clubes da série A, para os jogos do Brasileirão 2011. Temos que considerar também o fato da Ressacada ser um estádio pequeno, o que obviamente encarece o preço do produto final.

    Abs,

    Renata

    ResponderExcluir
  4. Qual garantia o tricolor que adotasse um 'plano vip' teria, visto que não temos Estádio?

    Camarote no Engenhão?! São Janu?

    ResponderExcluir