31 de jan. de 2011

É Muita Vergonha Imitar?

O Racing Club de Avellaneda tem a terceira maior torcida da Argentina. Algo em torno de 4% da população total do país. A média de público nos jogos gira em torno de 35 mil pagantes. Mais ou menos o que o Fluminense alcançou no início do Brasileirão 2010, quando ainda jogava no Maracanã. O percentual de torcedores dentro do universo argentino e a paixão dos mesmos pelo time os coloca em pé de igualdade com o tricolor carioca.

26 de jan. de 2011

Um Jeito Tupiniquim de Vender os Espaços nas Camisas Oficiais dos Times de Futebol?

A empresa de consultoria esportiva Sportsmark  publicou um estudo sobre os valores dos patrocínios nas camisas dos clubes de futebol. Usaram como clientela o Mundo todo e o resultado foi pra lá de interessante.
Em primeiro lugar, como país que mais arrecada está a Inglaterra. No futebol Inglês estão os clubes que mais faturam com patrocínio de camisa, são eles: Manchester e Liverpool. Em segundo lugar aparece a Alemanha que tem, entre outros, o quinto clube que mais lucra com a cessão do espaço nas camisas: o Bayer de Munique. Em terceiro lugar, surpresa, aparece o Brasil. É nosso o quarto lugar entre os clubes que mais dinheiro conseguem com a venda do espaço nos uniformes de jogo: o Corinthians, com a técnica de "fatiar a camisa", conseguiu fazer frente aos grandes clubes europeus.

19 de jan. de 2011

As Cervejas e o Patrocínio no Mundo do Desporto

Muito se fala sobre a participação de marcas de bebidas alcólicas dentro do universo desportivo. Em tempos de busca desenfreada por patrocínio é interessante analisar até onde é legal, e até onde é ético uma marca de cerveja patrocinar a camisa de um clube no país.