2 de abr de 2011

Um Site Soberano - Análise sobre o Novo Site do São Paulo Futebol Clube - Segunda Parte

Seguimos na segunda parte sobre o #NovoSiteSoberano, do SPFC. O programa Sócio Torcedor do clube, que foi um dos pioneiros no tema Relacionamento com os Clientes (torcedores) no meio futebolístico, terá tópico especial - o próximo post do blog, para que fique mais fácil a comparação com outros Programas de Relacionamento que já foram aqui analisados (Racing Clube Argentina, ABC/Natal e Avaí/SC).

Na Guia Ingressos são mostradas todas as informações sobre as diferentes formas de adquirir ingressos. Em Como Comprar há um resumo das modalidades de compra, além de explicações sobre gratuidade e demais informações sobre meia entrada. Na sequência é apresentado o Site para Compras Online - uma página exclusiva dentro do site da Futebol Card somente para os torcedores do São Paulo.  Sócios Torcedores também são informados sobre formas de adquirir os planos. Informações, também, para aqueles que querem comprar ingressos nas bilheterias ou em algum ponto de venda.

Em seguida o clube oferece os Pacotes de Ingressos Para a Temporada. Estes não devem ser confundidos com os planos do Sócio Torcedor. Os pacotes de ingressos não possuem nenhum benefício além dos próprios ingressos. Algumas modalidades de Sócio Torcedor (as mais baratas que não incluem os ingressos nas mensalidades) possuem desconto para adquirir o combo dos ingressos por temporada. Nos setores Visa o cartão de crédito da bandeira servirá como ingresso nas catracas (perfeito). Nos outros setores os torcedores recebem cartões magnéticos que após o fim da temporada poderão ser recarregados para a temporada seguinte.

Avançando temos a Guia da Loja On-Line do SPFC. O que mais impressiona na loja da web é a rapidez no carregamento e a infinidade de produtos. Apenas na parte Camisas de Jogo temos 34 modelos oficiais da Reebok, a seção das Camisas para o Torcedor (comemorativas etc) possui 87 modelos – 40 da Reebok e outros 47 licenciados. Na seção Agasalhos e Jaquetas mais variedades. São 36 modelos – 23 oficiais da Reebok e outros 13 licenciados. Um diferencial: a Central de Atendimento funciona 24 horas.

Por fim, a Guia Mais+. Lá nos deparamos com os projetos de marketing do clube. O primeiro deles é o Batismo Tricolor (veja a propaganda oficial do programa no vídeo abaixo). É um Batismo sem cunho religioso. Santo Paulo comanda a “cerimônia” em que cada particiapente lê o compromisso da São-Paulinidade. Cada batizando recebe a camisa oficial do projeto, o Certificado Oficial de São-Paulinidade, vela oficial, fotos e DVD da cerimônia.
Outro programa é o São Paulo Itinerante. Em jogos fora de casa uma Unidade Móvel contendo produtos licenciados do clube, brindes, bandeiras e outras coisas mais vai ao encontro dos torcedores que moram nas praças foram da Cidade de São Paulo. O São Paulo Social é um projeto em que o Marketing do clube busca aproximar pratrocinadores e torcedores de associações, instituições e entidades filantrópicas.

Na Guia Licenciamento é apresentado o passo-a-passo para que um fornecedor obtenha a licença para produzir produtos com a marca do SPFC. Além disso, uma lista de cada fornecedor por tipo de produto é apresentada.

Em seguida é apresentado o Projeto das Escolas de Futebol. Várias explicações sobre como o interessado pode pedir pela oportunidade de abrir escolinhas de futebol com a marca do clube. Posteriormente mais informações sobre uso de marca. Só que agora sobre a São Paulo Mania, loja que tem a finalidade de vender produtos do clube. Em seguida o site apresenta a marca própria SAO. Trata-se de uma parceria entre o clube e a Reebok, fornecedora oficial. São produzidos, em escala limitada, séries de roupas em homenagem aos ídolos e conquistas do clube. São oito lojas próprias. Sendo que uma delas em Goiania.

Existe, ainda, a Passaporte FC, uma agência de turismo que funciona dentro do Morumbi. É a operadora que cuida do programa Morumbi Tour (apresenado no post anterior). Eles ainda oferecem pacotes para torcedores do São Paulo, que são de fora da capital, curtirem os jogos do tricolor paulista.

Para finalizar, duas parcerias, a Tricolor Eletro - uma união entre a Ricardo Eletro e o clube, que oferece vários produtos com descontos especiais e a Arremate Tricolor - um conhecido site de leilão on-line que se uniu ao SPFC, para oferecer produtos exclusivos aos torcedores.

O mais interessante em todo os site do São Paulo é a perfeita divisão das seções. Cada tópico puxa o seguinte, fazendo com que a navegação se torne fácil e informativa.
A forma encontrada para apresentar os projetos é interessante. São textos curtos, com imagens e linguagem informativa, diferentemente da seção SPFCpédia que prima pelo conteúdo histórico, imagens antigas e muita informação.
A nota final chega próxima da perfeição. Sem dúvidas é um dos melhores, senão o melhor, Site Oficial de um clube do país.

0 comentários:

Postar um comentário