8 de abr. de 2011

Sócio Torcedor do SPFC: O Primeiro Programa de Relacionamento com o Torcedor no Brasil

O Sócio Torcedor do São Paulo Futebol Clube foi o primeiro programa real de fidelização lançado em território nacional. Em 1999 a ideia era criar um tipo de torcedor que consumisse vorazmente o produto SPFC. Hoje, a diretriz é parceria. Tanto que o próprio site do clube, dentro da Guia Sócio Torcedor, diz sobre o sócio do programa:

2 de abr. de 2011

Um Site Soberano - Análise sobre o Novo Site do São Paulo Futebol Clube - Segunda Parte

Seguimos na segunda parte sobre o #NovoSiteSoberano, do SPFC. O programa Sócio Torcedor do clube, que foi um dos pioneiros no tema Relacionamento com os Clientes (torcedores) no meio futebolístico, terá tópico especial - o próximo post do blog, para que fique mais fácil a comparação com outros Programas de Relacionamento que já foram aqui analisados (Racing Clube Argentina, ABC/Natal e Avaí/SC).

28 de mar. de 2011

Um Site Soberano - Análise sobre o Novo Site do São Paulo Futebol Clube

Cerca de um mês atrás, o São Paulo Futebol Clube lançou seu novo Site na Internet. Cercado de suspense, o lançamento foi precedido por uma campanha inteligentíssíma de Marketing no Twitter. Para ser lançado havia a necessidade da hashtag #NOVOSITESOBERANO ser escrita 123 mil vezes no Twitter. Durante todo o dia do lançamento o Twitter foi bombardeado pelos torcedores do clube, cerca de 20 horas da noite, em 8 horas de campanha, a marca foi ultrapassada e finalmente os torcedores puderam navegar.

25 de mar. de 2011

Avaí e o Sócio Coração - Um Clube Cada Vez Maior

Não é de hoje que venho escrevendo sobre Planos de Associação Criativos e Interessantes utilizados por clubes de futebol. Dentro e fora do Brasil. Já apresentei o plano do Racing Club da Argentina e o do ABC de Natal (Rio Grande do Norte). Agora é a vez de saber um pouco mais sobre o Grande Projeto de Relacionamento que o Avaí Futebol Clube de Santa Catarina tem com o seu torcedor.

17 de mar. de 2011

ABC/RN: Um Marketing de Primeira

Tradicional clube de futebol da capital do Rio Grande do Norte o ABC Futebol Clube se auto denomina “Recordista Mundial de Títulos Estaduais”. Além disso, traz consigo o orgulho de ter conquistado um decacampeonato estadual. De 1932 a 1941 só deu o Alvinegro de Natal. Ocorre que esses adjetivos não são suficientes para fazer o ABC sair de sua raízes regionais. A maior e mais badalada conquista do clube foi a série C de 2010.

31 de jan. de 2011

É Muita Vergonha Imitar?

O Racing Club de Avellaneda tem a terceira maior torcida da Argentina. Algo em torno de 4% da população total do país. A média de público nos jogos gira em torno de 35 mil pagantes. Mais ou menos o que o Fluminense alcançou no início do Brasileirão 2010, quando ainda jogava no Maracanã. O percentual de torcedores dentro do universo argentino e a paixão dos mesmos pelo time os coloca em pé de igualdade com o tricolor carioca.

26 de jan. de 2011

Um Jeito Tupiniquim de Vender os Espaços nas Camisas Oficiais dos Times de Futebol?

A empresa de consultoria esportiva Sportsmark  publicou um estudo sobre os valores dos patrocínios nas camisas dos clubes de futebol. Usaram como clientela o Mundo todo e o resultado foi pra lá de interessante.
Em primeiro lugar, como país que mais arrecada está a Inglaterra. No futebol Inglês estão os clubes que mais faturam com patrocínio de camisa, são eles: Manchester e Liverpool. Em segundo lugar aparece a Alemanha que tem, entre outros, o quinto clube que mais lucra com a cessão do espaço nas camisas: o Bayer de Munique. Em terceiro lugar, surpresa, aparece o Brasil. É nosso o quarto lugar entre os clubes que mais dinheiro conseguem com a venda do espaço nos uniformes de jogo: o Corinthians, com a técnica de "fatiar a camisa", conseguiu fazer frente aos grandes clubes europeus.

19 de jan. de 2011

As Cervejas e o Patrocínio no Mundo do Desporto

Muito se fala sobre a participação de marcas de bebidas alcólicas dentro do universo desportivo. Em tempos de busca desenfreada por patrocínio é interessante analisar até onde é legal, e até onde é ético uma marca de cerveja patrocinar a camisa de um clube no país.